Sessões de Comunicações Orais
DATA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS COMPLETOS
25 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA – 8H ÀS 12H
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA/TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL – GEPLEI/THC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
Coordenadora: Regina Aparecida Marques de Souza
ERA UMA VEZ... PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS PEQUENAS E SEUS PARES SOCIAIS – FAMÍLIA E PROFESSORAS
Regina Aparecida Marques de Souza; Ordália Alves Almeida; Terezinha Bazé de Lima; Amanda Czernisz Barbosa; Felipe Vieira Gimenez; Jeanne Karla Lima Fernandes
ENTRE CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS PEQUENAS: UMA VIAGEM NAS PRÁTICAS EUROPÉIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ABORDAGEM LÓCZY DE EMMI PIKLER
Terezinha Bazé de Lima; Déborah de Faria Araújo Aparício; Regina Aparecida Marques de Souza
O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO
Amanda Czernisz Barbosa; Regina Aparecida Marques de Souza
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPSI
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Coordenadora: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA
Fabio Lisauskas
TEM CRIANÇAS FAZENDO MÚSICA, VAMOS OUVIR? POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL MAIS EM CONSONÂNCIA COM A INFÂNCIA
Sandra Mara da Cunha
“PARA A INFÂNCIA NEGRA, CONSTRUIREMOS UM MUNDO DIFERENTE”: EM QUE A NOÇÃO DE RAÇA PODE CONTRIBUIR PARA COMPREENDERMOS A(S) INFÂNCIA(S) BRASILEIRA(S)?
Míghian Danae Ferreira Nunes
GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
Coordenadora: Carmem Virgínia Moraes da Silva
REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA COM CRIANÇAS A PARTIR DE ESTUDOS PILOTOS
Carmem Virgínia Moraes da Silva; Roberta Bolzan Jauris
INFÂNCIA E ESCOLA: MEMÓRIAS DOS SUJEITOS NÃO ESCOLARIZADOS DURANTE A INFÂNCIA
Milene de Macedo Sena; Isabel Cristina de Jesus Brandão
AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS ESPAÇOS DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Eugênio de Souza Ponte; Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira; Silvania Brito Araújo
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE – GEPEIAP
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)
Coordenadora: Glacy Queirós de Roure
INFÂNCIA NA RETINA
Glacy Queirós de Roure
AS VICISSITUDES DA INFÂNCIA EM MUTUM
Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha; Sônia Maria Rodrigues
O NÃO-LUGAR DA INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO: RESISTÊNCIA E "LIBERTAÇÃO"
Luiza Pereira Monteiro
[GRUPO] POLÍTICAS, PROGRAMAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)
Coordenadora: Patrícia Maria Uchôa Simões
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS
Patrícia Maria Uchôa Simões; Amanda Alves Silva; Jacqueline Travassos de Queiroz
PLANEJAMENTO E AUTOAVALIAÇÃO A PARTIR DOS INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE
Juceli Bengert Lima
[GRUPO] INFÂNCIA E SABER DOCENTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenadora: Ligia Maria Leão de Aquino
UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIAS (UEIU): TERRITÓRIOS PARA PENSAR AS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cláudia Vianna de Melo; Cássia C. Barreto Santos; Barbara Fernandes Bersot; Flávia Maria de Menezes; Ligia Maria Leão de Aquino; Nathália Amaral Ferreira; Paulina de A. Martins Miceli; Priscila de Oliveira Dornelles
FORMAÇÃO CONTINUADA E SABER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Claudia Carmo dos Reis; Anna Paula Marques Farias; Josiane Fonseca de Barros; Ligia Maria Leão de Aquino; Luísa Maria Delgado de Carvalho; Thaís Trindade
EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E DIVERSIDADE
Aloana Oliveira; Bárbara de Oliveira Gonçalves; Denise Rangel Miranda de Oliveira; Edmilson dos Santos Ferreira; Maria Cristina Martins; Yvone Costa de Souza; Ligia Maria Leão de Aquino
[GRUPO] EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT/Sinop)
Coordenadora: Jaqueline Pasuch
A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DO CAMPO
Adriana Pacheco da Silva Santos; Cleria Paula Franco; Jaqueline Pasuch
REDE DE SIGNIFICAÇÕES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andréia Modanese; Jaqueline Pasuch
INFÂNCIAS NA DIVERSIDADE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE
Alceu Zoia; Jaqueline Pasuch
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)
Coordenadora: Lenira Haddad
SIGNIFICAÇÃO DE FAMÍLIA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO EM CRIANÇAS ACERCA DOS PAPÉIS FAMILIARES EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA
Renata da Costa Maynart; Lenira Haddad
O DESENHO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES
Paulo Nin Ferreira
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA SE REPENSAR ESSA FORMAÇÃO
Gicelma de Oliveira Cavalcante; Lenira Haddad
NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA – NUPEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)
Coordenadora: Adelaide Alves Dias
A INFÂNCIA RESISTE A PRÉ-ESCOLA?
Lenilda Cordeiro de Macêdo; Adelaide Alves Dias
A FORMAÇÃO DOCENTE NA CRECHE: O CUIDAR E O EDUCAR
Thaís Oliveira de Souza; Adelaide Alves Dias
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PROCESSUAL
Suely Soares da Nóbrega; Adelaide Alves Dias
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS – EIPP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Coordenadora: Maria Fernanda Rezende Nunes
O PROINFÂNCIA, POR UMA POLÍTICA DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Rosane Monteiro Gomes
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA PROINFÂNCIA: ORGANIZAÇÃO, IMPACTOS E DESAFIOS.
Aline Ricci
PERCORRENDO OS ESPAÇOS DO PROINFÂNCIA DO RJ: DIÁLOGOS COM A PESQUISA
Fernanda Bezerra de Almeida; Leandro Henrique de Jesus Tavares
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL – GEPEDISC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)
Coordenadora: Ana Lúcia Goulart de Faria
INFÂNCIA ROUBADA: FEMINISMO, MEMÓRIAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA
Adriana A. Silva
ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA
Viviane Drummond
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS: A QUEM SERVEM?
Nélia A. Silva
GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO – GRUDHE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC RIO)
Coordenadora: Zena Eisenberg
MODALIDADES ATENCIONAIS E SEUS USOS: O QUE PODEM NOS DIZER SOBRE O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE – TDAH?
Cátia Papadopoulos; Giovanna Marafon
O QUE AS PROFESSORAS-REFERÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO FALAM SOBRE AS SUAS PRÁTICAS?
Janete Teixeira de Lyra; Jéssica Castro
REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, PLÁGIO E PESQUISA NA ESCOLA.
Wagner Teixeira Dias; Zena Eisenberg
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, MUSEU, CULTURA E INFÂNCIA
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC RIO)
Coordenadora: Cristina Carvalho
ANTES DAS CRIANÇAS HAVIA UM GUIA
Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Raquel Franco Fernandes
Taiane P. Cavalheiro
MUSEU, INTERAÇÃO E O PÚBLICO INFANTIL: ALGUNS DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes
O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL
Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho
GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA E CULTURA CONTEMPORÂNEA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenadora: Rita Marisa Ribes Pereira
INFÂNCIA, CULTURA E EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PESQUISA
Rita Marisa Ribes Pereira; Núbia de Oliveira Santos; Nélia Mara Rezende Macedo
ÉTICA E ESTÉTICA NA BUSCA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA
João Marcelo Lanzillotti; Ivana Soares
NO LIMIAR: SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS
Caroline Trapp de Queiroz; Cecília de Miranda Schubsky; Eunice Muruet Luna; Fernanda Milanez
GRUPO DE PESQUISA IMAGEM – SOBRE CORPO E EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Coordenadora: Ingrid Dittrich Wiggers
“EU SOU MUITO ESPERTO”: A INFÂNCIA ENTRE AS MÍDIAS E AS BRINCADEIRAS
Ingrid Dittrich Wiggers; Isabelle Borges Siqueira; Élia Raquel Alves Portella Passos
TIC E CORPO
Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins
Ingrid Dittrich Wiggers
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MÍDIA, LEITURA E INFÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
Coordenador: Sandro da Silva Cordeiro
CINEMA POTIGUAR EM CENA: DIÁLOGOS ENTRE AS CRIANÇAS E A CINEASTA JUSSARA QUEIRÓZ
Sandro da Silva Cordeiro; Gilvânia Maurício Dias Pontes
ARTICULANDO CONHECIMENTOS COM O USO DE MÍDIAS NA INFÂNCIA.
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
DA PÁGINA DO LIVRO À TELA DO COMPUTADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA
Danielle Medeiros de Souza
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL – IPÊ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)
Coordenadora: Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho
PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELÉM – PARÁ
Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESCOLA, MEMÓRIA E COTIDIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Coordenadora: Carmen Lúcia Vidal Pérez
INFÂNCIA E GEOPOLÍTICA
Lorena Lopes Pereira Bonomo
CRIANÇAS CUIDADORAS: UMA INFÂNCIA INVISÍVEL?
Márcia Fernanda Carneiro Lima
CRIANÇAS: MODOS DE (VI)VER, PRATICAR E NARRAR SEUS ESPAÇOS COTIDIANOS.
Juliana de Oliveira Borges
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
Coordenadora: Mônica Correia Baptista
PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA: CRIANÇAS, PROFESSORAS E FAMÍLIAS: TRÊS OLHARES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL
Isabel de Oliveira e Silva; Iza Rodrigues da Luz; Maria Inês Mafra Goulart
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO
Mônica Correia Baptista; Vanessa Almeida Ferraz Neves; Cristiene Leite Galvão
EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, PESQUISAS E PRÁTICAS
Ademilson de Sousa Soares; Rogério Correia da Silva
GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES – ESCOLA E UNIVERSIDADE – GPEFCOM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)
Coordenadora: Maria do Carmo de Sousa
MATEMÁTICA E INFÂNCIA: UMA SITUAÇÃO EM ESTUDO
Maria José da Silva Rocha; Maria do Carmo de Sousa; Naila Fernanda Matielo Cavalcante; Cristiane Vinholes Jacomelli
GRUPO DE PESQUISA VOZES DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA(S), MEMÓRIA(S), FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenadora: Maria Tereza Goudard Tavares
A(S) INFÂNCIA(S) E A CIDADE: DISCUTINDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS TERRITÓRIOS GONÇALENSES
Maria Tereza Goudard Tavares; Lilian dos Santos Ferreira
PESQUISAS COM INFÂNCIAS E A CONSTRUÇÃO DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO: ESCUTANDO AS VOZES INFANTIS
Mairce Araujo; Daniel de Oliveira; Cintia de Assis R. da Silva
[GRUPO] APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Coordenadora: Albertina Mitjáns Martínez
O MOVIMENTO DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maristela Rossato; Albertina Mitjáns Martínez
A APRENDIZAGEM CRIATIVA DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA
Luciana Soares Muniz; Albertina Mitjáns Martínez
O DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DO APRENDIZ CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO
Pilar de Almeida; Albertina Mitjáns Martínez
26 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 8H ÀS 12H
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – NEPIE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS / CAMPOS CATALÃO (UFG)
Coordenadora: Altina Abadia da Silva
POLÍTICAS E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA MICRORREGIÃO DE CATALÃO – GO
Altina Abadia da Silva; Heloisa Vitoria de Castro Paula; Priscilla de Andrade Silva Ximenes
O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Altina Abadia da Silva; Maristela Vicente de Paula; Neila Maria Mendes Borges; Heloisa Vitoria de C. Paula
A EXPRESSÃO CORPORAL, A BRINCADEIRA E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA E A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS
Maristela Vicente de Paula; Adriana Santos do Prado Sadoyama; Neila Maria Mendes Borges
[GRUPO] CONTEXTOS EDUCATIVOS DA INFÂNCIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)
Coordenadora: Maria Izete de Oliveira
CRIANÇA E INFÂNCIA: CONTEXTO HISTÓRICO SOCIAL
Andréa Lemes Lustig; Rinalda Bezerra Carlos; Rosane Penha Mendes; Maria Izete de Oliveira
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES LÚDICAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS
Andréa Lemes Lustig; Rosane Penha Mendes; Rosimeire Matos Barbosa; Maria Izete de Oliveira
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA – GEPCEI
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)
Coordenador: Romilson Martins Siqueira
O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO?
Romilson Martins Siqueira; Márcia Helena S. Curado
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA RODA DE CONVERSA: POSSIBILIDADES E LIMITES DA AÇÃO EDUCATIVA E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana Aparecida Rodrigues da Silva
AS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS DA CRIANÇA: UM ESTUDO A PARTIR DO HABITUS CULTURAL DO PROFESSOR E DO TRABALHO COM A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luciana Paiva dos Santos
NÚCLEO DE ESTUDOS DE INFÂNCIA E CULTURA – NEIC
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Coordenadora: Tânia de Vasconcellos
PESQUISA COM BÊBES: INSERÇÃO CRÍTICA E TEATRO PARA BÊBES.
Lucilaine Reis; Luiz Miguel Pereira; Tânia de Vasconcellos
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS UUFEIs: POR ENTRE OS DESENHOS ANIMADOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Lúcia de P. Mendez; Daniele Grazinoli; Tânia de Vasconcellos
JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA: INTERFACES ENTRE INFÂNCIA E PATRIMÔNIO
Jaqueline de Fátima Ribeiro; Marcela Alves Viçozo; Tânia de Vasconcellos
[GRUPO] IMAGENS, TECNOLOGIAS INFÂNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste
DIÁLOGOS COM O ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA: PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SERRA
Maria Angélica Vago-Soares; Gerda Margit Schutz Foerste
MEMÓRIAS IMAGÉTICAS: REVISITANDO AS NARRATIVAS INFANTIS E CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Monteiro Barreto Camargo; Adélia Pacheco
OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DA SERRA/ES
Samira da Costa Sten
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL – GEPEHC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (UFPA)
Coordenadora: Sônia Regina dos Santos Teixeira
A PRESENÇA DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA
Julian Karla Diniz Neris; Sônia Regina dos Santos Teixeira
BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, EXPERIÊNCIAS INQUIETANTES E HUMANIZAÇÃO NA INFÂNCIA
Sônia Regina dos Santos Teixeira
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Coordenadora: Maria Teresa Esteban
INFÂNCIAS E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO
Claudia Fernandes; Laisa Bello Hermelino
INFÂNCIAS E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: DESAFIOS COTIDIANOS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bruna de Souza Fabricante Pina; Virgínia Louzada
PROFESSORAS PESQUISADORAS: PRÁTICAS E (DES)APRENDIZAGENS COM O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS
Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro; Fabiana Eckhardt
GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA DIFERENÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)
Coordenadora: Anete Abramowicz
POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIAGNÓSTICO E PESQUISA
Anete Abramowicz; Afonso Henriques; Fabiana Luci de Oliveira
CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS PARA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO PROJETO SOBRE INFÂNCIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O CASO DO PROJETO UNESCO
Ana Cristina Juvenal da Cruz; Tatiane Cosentino Rodrigues
REFORMAS POLÍTICAS E IMPACTOS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS IFES – REFLEXÕES A PARTIR DA UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA (UAC – UFSCar).
Andrea Braga Moruzzi; Bianca Neves Borges da Silva
[GRUPO] COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA – CEFORT
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
Coordenadora: Zeina Rebouças Correa Thomé
A CONSTRUÇÃO DE SABERES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE MANAUS/AM
Luiz Carlos Cerquinho de Brito; Maria Sonia Souza de Oliveira; Zeina Rebouças Correa Thomé
FORMAÇÃO E PRAXIS DO EDUCADOR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elenir da Conceição Lima Nicácio; Marcio Jesus Vieira Bernardo; Maria de Jesus Campos de Souza Belém
GRUPO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES – GEFEL
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)
Coordenadora: Margarida dos Santos
PRESSUPOSTOS DE ALFABETIZAÇÃO: PERCURSOS TRILHADOS NA PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO DOS SABERES-FAZERES DOCENTES COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO E CO-FORMAÇÃO DA/ NA DOCÊNCIA
Lenita Ferreira; Joana Elisa Braz; Daniel de Oliveira; Margarida dos Santos
[GRUPO] SOCIOLOGIA DA IMAGEM, ARTES E INFÂNCIAS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Coordenadora: Marcia Aparecida Gobbi
OS DESENHOS INFANTILS NO PARQUE IBIRAPUERA
Nailze Neves Figueiredo
ESPELHO OU REFLEXO: A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO
Ana Carolina Batista de Almeida Farias
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIAS – GEIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)
Coordenadora: Susana Rangel Vieira da Cunha
A INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA: UM OUTRO MODO DE ESTAR NA “RODA”
Antônio Genivaldo Feitosa; Leni Vieira Dornelles
CRIANÇAS EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS: ABRIMOS A PORTA DO GIGANTE!
Amanda Eccel Dornelles; Susana Rangel Vieira da Cunha
EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: PESQUISAS E PRÁTICAS COTIDIANAS.
Irene Carrillo Romero Beber; Maria Carmem Silveira Barbosa; Simone Santos de Albuquerque
NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – NUPESE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
Coordenadora: Sandra Valéria Limonta Rosa
TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E LITERATURA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.
Simei Araujo Silva
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS DE EUCAÇÃO INFANTIL – GEPEEI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Coordenadora: Jodete Bayer Gomes Fullgraf
IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DAS POLÍTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS E DE ARARANGUÁ
Carolina Shimomura Spinelli; Thaisa Nerverth
A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E ALEMANHA – UM ESTUDO COMPARATIVO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DE EDUCAÇÃO DE WEINGARTEN – ALEMANHA
Jodete Bayer Gomes Fullgraf
GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS, TRADIÇÕES ANCESTRAIS E CULTURA AMBIENTAL – GiTaKa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Coordenadora: Léa Tiriba
DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BOM ENCONTRO
André Grabois; Igor Siqueira; Léa Tiriba
FORMAÇÃO DO EDUCADOR - O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adrianne Ogeda; Nuelna Vieira
FINAFLOR – FÓRUM INFÂNCIAS E ESCOLAS DA NATUREZA UM ESPAÇO DE REFLEXÃO COLETIVA
Léa Tiriba; Priscila Basílio
GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE EDUCADORES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
Coordenadora: Valdete Côco
EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E AVANÇOS PARA A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Renata Rocha Grola Lovatti; Valdete Côco
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PASSOS E DESCOMPASSOS
Maria Nilceia de Andrade Vieira; Valdete Côco
FORMAÇÃO E TRABALHO DAS EQUIPES GESTORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO
Marcela Lemos Leal Reis; Valdete Côco
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIAS, DOCÊNCIAS E COTIDIANO ESCOLAR – GEPIDCE
UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA (UFU)
Coordenadora: Myrtes Dias da Cunha
TEIMOSIAS DA IMAGINAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM CRIANÇAS DE UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Grazielle Eloísa Balduino; Myrtes Dias da Cunha
BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E CRIANÇAS: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ANPEd - 1988 A 2010
Tatiani Rabelo Lapa Santos; Myrtes Dias da Cunha
GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INFÂNCIA – LEFOPI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Coordenadora: Ilka Schapper
PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO: INTERVENÇÃO NO COTIDIANO DAS CRECHES
Ilka Schapper; Cristina Costa; Marília Berberick; Núbia Schaper Santos; Bárbara Santiago Dato; Daniela Lima Severino; Eneida Gomes Tolentino; Lilian Marta Dalamura Gomes; Tânia Maria dos Santos; Vanessa Stigert Almeida; Valéria Lomar Petrato
VIVÊNCIAS NA CRECHE: PROBLEMATIZANDO A LINGUAGEM DOS BEBÊS COM EDUCADORAS
Núbia Schaper Santos; Ilka Schapper Santos; Alexandra Felizardo; Alice de Paiva Macário; Letícia de Souza Duque; Michelle Duarte Rios Cardoso; Patrícia Paula de Oliveira Hamblin; Rafaela de Paula Silva
PESQUISA-INTERVENÇÃO NA CRECHE: O AMBIENTE DA INFÂNCIA EM QUESTÃO
Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Letícia de Souza Duque; Luciana Andrade Sampaio; Jéssica Aparecida Ferreira
[GRUPO] CONTEXTOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Coordenadora: Tizuko Morchida Kishimoto
PRÁTICAS EDUCATIVAS E INFÂNCIA: QUALIDADE E USO DE ESCALAS
Angela do Ceu Ubaiara Brito; Karla Aparecida Zucoloto
INFÂNCIA, JOGOS E TECNOLOGIAS: ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS LÚDICOS, INFORMÁTICA E JOGOS DIGITAIS
Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Wagner Antonio Junior; Edna de Oliveira Telles
OS BEBÊS E A BRINCADEIRA LIVRE NA CRECHE: O ESPAÇO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM
Andréa Costa Garcia; Maria Ephigênia de A. C. Nogueira
NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLA, CULTURA E TRABALHO DOCENTE – NUPEDOC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Coordenadora: Luciane Maria Schlindwein
SABERES E FAZERES DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS: A LINGUAGEM E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA
Joselma Salazar de Castro; Luciane Maria Schlindwein
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA
Simone Vanzuita; Luciane Maria Schlindwein
CADERNOS ESCOLARES E PRÁTICA PEDAGÓGICAS
Caroline Guião Coelho Neubert; Luciane Maria Schlindwein
[GRUPO] FORMAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO EDUCADOR: SABERES, TROCA, ARTE, SENTIDOS – FRESTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)
Coordenadora: Adrianne Ogêda
FORMAÇÃO ESTÉTICA: EM BUSCA DO SENSÍVEL
Adrianne Ogêda; Nuelna Vieira; Moema Quintanilha
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO E RECRIANDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS
Bianca de Fátima Fonseca Jardim Pantoja
PELO RESPEITO AS VONTADES DO CORPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bianca Fernandes dos Santos; Greice Duarte de Brito Silva; Izabel Cristina Costa de Faria
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPIEI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
Coordenadora: Anamaria Santana da Silva
A CRECHE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: O TRABALHO
PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS
Anamaria Santana da Silva; Silvia Adriana Rodrigues; Fernanda Ribeiro da Silva; Maria de Fátima Ribeiro; Dayane Laura Estigarribia; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna; Lilyane da Silva Pedreira
A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: LIMITES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
Maria de Fátima Ribeiro; Anamaria Santana da Silva
AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO-CRIANÇA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS
Fernanda Ribeiro da Silva; Sílvia Adriana Rodrigues
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁTICAS – GEPPE
EDUCATIVAS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Coordenadora: Patrícia Lima Martins Pederiva
PRÁTICA EDUCATIVA DE ATIVIDADE MUSICAL REALIZADA COM CRIANÇAS
Andréia P. de Araújo Martinez; Patrícia L. Martins Pederiva
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA EDUCAÇÃO E ESCOLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Coordenadora: Jucirema Quinteiro
O “DIREITO À INFÂNCIA NA ESCOLA”: O ESTÁGIO DOCENTE COMO CAMPO DE PESQUISA
Maria Eliza C. Pimentel; Jucirema Quinteiro
A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A AÇÃO INTENCIONAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ
Teresa Cristina M. de Oliveira; Diana Carvalho de Carvalho
ATIVIDADE PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE CUBA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE
Janaina Damasco Umbelino; Maria Isabel Batista Serrão
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA – NUPEIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
Coordenadora: Eloisa Acires Candal Rocha
A EMERGENCIA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA CATARINA: 1908-1949
Rosa Batista
AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Kátia Adair Agostinho
RELAÇÕES SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A DIMENSÃO CORPORAL NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS PEQUENAS
Márcia Buss-Simão
[GRUPO] PAIDÓS – INFÂNCIA, LAZER & EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Coordenador: Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior
A INFÂNCIA SOB A ÓTICA DE GESTORES DE MUSEUS EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS.
Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior; Romilda Aparecida Lopes; Juliana Gomes Campos; Arthur Oliveira da Silva; Paulo Henrique Arruda Silveira
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INFÂNCIA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E FORMAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)
Coordenadora: Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles
A INFÂNCIA NO PRIMEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBRIGATÓRIO DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE/PE?
Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles
O DIZER A CRIANÇA E A INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CARUARU – PE: EM CENA OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS.
Iunaly Felix de Oliveira; Conceição Gislâne Nóbrega de Lima Salles
É HORA DE... HÁ ESPAÇO PARA A DIFERENÇA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Anna Líssia da Silva; Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles
26 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 14H ÀS 18H
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – GEPCIE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
Coordenadora: Tacyana Karla Gomes Ramos
FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria Lourenço de Azevedo; Simone Damm Zogaib
OBSERVAÇÃO, ESCUTA E INTERLOCUÇÃO COM O BEBÊ NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?
Tacyana Karla Gomes Ramos
A ETNOGRAFIA DO PROFESSOR EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE PENSAR A INFÂNCIA
Ana Maria Lourenço de Azevedo; Maria Cristina Martins; Elis Regina Nunes Mota Araújo
NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INFÂNCIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenadora: Sônia Camara
JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: A LITERATURA COMO INSTRUÇÃO E MORALIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA
Gisele Gonçalves Isaias Gomes
A CRIAÇÃO DAS CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO DO DISCURSO HIGIENISTA PROFERIDO PELO MÉDICO ARTHUR MONCORVO FILHO
Cintya Ribeiro Gama
A ATUAÇÃO DO JUIZ JOSÉ CANDIDO DE MELLO MATTOS E A PEDAGOGIA ASSISTENCIAL NA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO JUÍZO PRIVATIVO DE MENORES DO RIO DE JANEIRO (1924-1934).
Jorge Antonio da Silva Rangel; Sônia Camara
GRUPO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA – GREEI-MS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)
Coordenadora: Ordália Alves Almeida
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA EM EXPERIÊNCIAS DE LÓCZY: ESTUDO INVESTIGATIVO
Ordália Alves Almeida; Ana Paula Melin
GRUPO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE – GREI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
Coordenadora: Maria Cristina Soares de Gouvêa
A REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA DO OBSCENO INFANTIL
Cibele Noronha de Carvalho
O DESENHO INFANTIL PRODUZIDO NO TRÂNSITO DAS MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS
Adriana Torres Máximo Monteiro
INFÂNCIA, ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA
Levindo Diniz Carvalho; Samy Lansky
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
Coordenadora: Denise Maria de Carvalho Lopes
A ROTINA DE CRIANÇAS DE ZERO A DOIS ANOS E AS ESPECIFICIDADES INFANTIS: CONTEXTOS DE CURRÍCULOS EM MOVIMENTO
Denise Maria de Carvalho Lopes; Elaine Luciana Sobral Dantas; Marianne da Cruz Moura
A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS REVELA O CONTEXTO DA ESCOLA?
Denise Maria de Carvalho Lopes; Milena Paula Cabral de Oliveira
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS SABERES? UM ESTUDO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Denise Maria de Carvalho Lopes
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)
Coordenadora: Eliza Maria Barbosa
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.
Janaina Cassiano Silva
INTERAÇÕES, APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CONTEXTOS ESCOLARES PARA A INFÂNCIA.
Eliza Maria Barbosa; Janaina Cassiano Silva
AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL CARINHOSO.
Janaina Cassiano Silva; Eliza Maria Barbosa; Altina Abadia da Silva
[GRUPO] DESENVOLVIMENTO SOCIAL
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
Coordenadora: Liana Gonçalves Pontes Sodré
A DISTÂNCIA ADULTO/CRIANÇA E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO EDUCACIONAL
Adriana E. de S. Ponte; Cristiane Soares Mendes; Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo
A PROFESSORA COMO PARTE DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL: UM DEBATE NECESSÁRIO
Edna Furukawa Pimentel; Karina de Oliveira Santos Cordeiro; Márcia Tereza Fonseca Almeida
A ESCOLA COMO ESPAÇO PROPOSITIVO, CRÍTICO E CRIATIVO
Flávia Castagno Queiroz; Liana Gonçalves Pontes Sodré; Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro
GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO E INFÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
Coordenadora: Cleonice Maria Tomazzetti
AS DEMANDAS DAS CRIANÇAS NOS CONTEXTOS DAS ESCOLAS DA INFÂNCIA
Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BUSCA POR FORMAS DE QUALIFICAR A PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS
Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos
A PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: AS CRIANÇAS, A POLÍTICA EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diana Vandréia Dal Soto; Silviani Monteiro Sathres; Vanessa Medianeira Flôres; Juliana Correa Moreira; Cleonice Maria Tomazzetti
GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, CULTURA E SOCIEDADE – GEICS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)
Coordenadora: Magali Reis
INFÂNCIA E LUDICIDADE: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Simei Santos Andrade; Magalí dos Reis
PESQUISA COM CRIANÇAS: DOIS OLHARES TEÓRICO-METODOLÓGICOS
Lúcia Helena Gomes Saraiva; Rosa Maria Vilas Boas Espiridião
GESTUALIDADE COTIDIANA ANANINDEUENSE: REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, HABITANTES-CRIADORES DAS ILHAS NA CIDADE DE ANANINDEUA/PA.
Mayrla Andrade Ferreira
GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM GEOGRAFIA DA INFÂNCIA – GRUPEGI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Coordenador: Jader Janer Moreira Lopes
TERRIROTIALIDADES INFANTIS: A GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS DE IDADE
Bruno Muniz Figueiredo COSTA
A CIDADE ME DESPERTA UM SENTIMENTO DE CURIOSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL NA INFÂNCIA
Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria
“TEM QUE ESTAR NO MAPA PORQUE FAZ PARTE DO MUNDO”: CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS DO AREAL (RJ)
Reinaldo José de Lima
NUCLEO DE ESTUDOS DA INFANCIA: PESQUISA & EXTENSÃO
UNIVERSIDADEDO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenadora: Vera Maria Ramos de Vasconcellos
EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUATRO MUNICÍPIOS: UM OLHAR A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS
Alexsandra Zanetti; Antônia Simone Coelho Gomes; Maria Ghisleny de Paiva Brasil; Márcia Maria e Silva
ENTRE AS MONTANHAS E O MAR, POLÍTICAS PARA A INFÂNCIA CARIOCA
Alessandra Maria Savaget Barreiros e Lima de Almeida; Anne Patrícia Pimentel Nascimento da Silva; Márcia de Oliveira Gomes Gil; Maria Ignez Ferreira Campos; Mariana Zadminas
AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA
Maciel Cristiano da Silva; Erika Jennifer Honorio Pereira; Aretusa Santos Rosa
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS – NEPIEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
Coordenadora: Ivone Garcia Barbosa
POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BANCO MUNDIAL: A INFÂNCIA NO CENTRO?
Ivone Garcia Barbosa; Christine Garrido Marquez; Marcos Antônio Soares
ESPAÇO FÍSICO DA PRÉ-ESCOLA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE GOIÁS: QUALIDADE E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ivone Garcia Barbosa; Marcos Antônio Soares; Nancy Nonato de Lima Alves; Lucilene Santana Gonçalves; Telma Aparecida Teles Martins Silveira; Lilliane Braga Arruda; Camila Cerqueira dos Santos; Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira; Ester Alves Lopes
GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO – GP-LINFE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)
Coordenadora: Hilda Micarello
LEITURAS E LEITORES NA TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Gina Carla Costa; Hilda Micarello; Márcia Mariana Santos de Oliveira
O TEXTO COMO EXPERIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA COM TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda da Silva Ribeiro; Josieli A. de Oliveira Leite; Maria Cristina Fontes Amaral; Maria Rosana Rego; Mariana Altomar Barbosa
TEMPOS E ESPAÇOS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
Edinéia Castilho Ribeiro; Juliana de Sousa Lima; Maiara Ferreira de Souza
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA E INFÂNCIAS – GEPEICI
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)
Coordenadora: Marlene Oliveira dos Santos
O LUGAR DOS BEBÊS E DE SUAS INFÂNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM INSTITUIÇÕES DO PROINFÂNCIA
Marlene Oliveira dos Santos
NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS DA INFÂNCIA – NEFI
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)
Coordenador: Walter Omar Kohan
EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO NA MÚSICA-FILOSOFIA COM CRIANÇAS: CORES, SONS E MAÇÃS...
Vanise de Cássia de Araujo Dutra Gomes; Neila Ruiz Alfonzo
CONVERSA DAS PALAVRAS: INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, BRINCAR, ESCOLA
Alessandra de Barros Piedras Lopes; Ana Corina Salas Correa
CENÁRIOS E CENAS: EXPERIÊNCIA E ESCRITA NA PESQUISA COM CRIANÇAS
Edna Olímpia da Cunha; Maria Reilta Dantas Cirino
GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS ATÉ OS 10 ANOS – GRUPIS
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)
Coordenadora: Flávia Miller Naethe Motta
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSIÇÕES E APOSTAS – PREPARANDO AS TRANSIÇÕES ESCOLARES AO FINAL DO ANO
Flavia Miller Naethe Motta; Ilka Monique da Costa Lima
EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA FLUMINENSE: A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Anelise Nascimento; Luciana Paiva
AÇÕES HUMANIZADORAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO NA CRECHE: ENTRE CRIANÇAS, FAMÍLIAS E PROFESSORES
Sirlene Oliveira de Souza; Flávia Miller Naethe Motta
CENTRO DE ESTUDOS E DE DOCUMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO – CEDE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)
Coordenadora: Antônia Almeida Silva
A INFRA-ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Elizabete P. Barbosa dos Santos; Fani Quitéria Nascimento Rehem; Leomárcia Caffé de O.Uzêda; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante
PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: IDENTIDADE E PERFIL PROFISSIONAL
Antonia Almeida Silva; Syomara Assuite Trindade; Cíntia Falcão Brito
GRUPO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DA INFÂNCIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)
Coordenadora: Daniela Barros da Silva Freire Andrade
LUGARES DA CIDADE, SEGUNDO CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA CIDADE DE CUIABÁ-MT A PARTIR DAS CATEGORIAS DE TOPOFILIA E TOPOFOBIA
Eliza Moura Pereira da Silva; Daniela Barros da Silva Freire Andrade
A NARRATIVA BINJE COMO UM PROJETO REPRESENTACIONAL
Érica Nayla Harrich Teibel; Daniela Barros da Silva Freire Andrade
O RANKING ESCOLAR E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA DE CUIABÁ-MT
Naiara dos Santos Nienow; Daniela Barros da Silva Freire Andrade
[GRUPO] DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ) / INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)
Coordenadora: Karla da Costa Seabra
CONHECIMENTO DE EDUCADORES DE BERÇÁRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS ZERO A DOIS
Karla da Costa Seabra; Regina Lucia de Jesus Santos
CARACTERÍTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA IMPULSIVIDADE E DO AUTOCONTROLE NA INFÂNCIA
Susana Engelhard Nogueira
[GRUPO] PESQUISA E PRIMEIRA INFÂNCIA: LINGUAGENS E CULTURAS INFANTIS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
Coordenadora: Patrícia Dias Prado
LINGUAGENS TEATRAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE CORPOS INTEIROS
Cibele Witcel de Souza
EDUCAÇÃO INFANTIL E TEATRO PARA BEBÊS: O QUE PROFESSORAS E ARTISTAS TÊM APRENDIDO COM AS CRIANÇAS MUITO PEQUENAS?
Adriele Nunes da Silva
EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA E TEATRO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E ARTÍSTICAS.
Milene Braga Goettems; Patrícia Dias Prado
[GRUPO] INFÂNCIA, LINGUAGEM E ESCOLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)
Coordenadora: Patrícia Corsino
ONDE ESTÃO OS LIVROS NA ESCOLA? DISCUTINDO OS ESPAÇOS DE LIVRO E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Jordanna Castelo Branco; Rafaela Vilela; Patrícia Corsino
O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA NA ESCOLA: “ONDE VIVEM OS MONSTROS”
Carolina Monteiro Soares
AS ESCOLHAS LITERÁRIAS DAS CRIANÇAS: QUESTÕES PARA REPENSAR O TRABALHO COM LITERATURA NA ESCOLA
Dione Coelho; Karla Righetto
GRUPO DE PESQUISA APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)
Vice-Coordenadora: Maria Carmen Villela Rosa Tacca
UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Cristina Massot Madeira-Coelho; Luciana da Silva Oliveira; Karina Panizza; Ana Tereza R. de J. Ferreira; Caroline Nunes Silva
ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: CRIANDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINAR E O APRENDER DA LEITURA E DA ESCRITA
Elisângela Duarte Almeida Mundim; Josimara Xavier; Cristiane Debem Klussner; Cyndya Carpina Cury; Rejane Lúcia Garcia da Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Norma Lucia Queiroz; Edi S. Pires; Noelia M. dos Anjos; Agnes C. S. Bachmann; Josy Dayanne Sena; Vanessa Martins Rubim; Nilvania Almeida
GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP)
Coordenadora: Maria Nazaré da Cruz
A INFÂNCIA E O BRINCAR DE ONTEM E DE HOJE: LEMBRANÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES
Ida Carneiro Martins
PROFESSORAS DE CRECHE NO PROCESSO DE “ASSISTIR-SE”: UMA ANÁLISE DE SUAS ELABORAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DESENVOLVEM
Maria Nazaré da Cruz