Sessões de Comunicações Orais

DATA E HORÁRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS COMPLETOS

 

  

25 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA – 8H ÀS 12H

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA/TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL – GEPLEI/THC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Coordenadora: Regina Aparecida Marques de Souza

 

ERA UMA VEZ... PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS PEQUENAS E SEUS PARES SOCIAIS – FAMÍLIA E PROFESSORAS

Regina Aparecida Marques de Souza; Ordália Alves Almeida; Terezinha Bazé de Lima; Amanda Czernisz Barbosa; Felipe Vieira Gimenez; Jeanne Karla Lima Fernandes

 

ENTRE CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS PEQUENAS: UMA VIAGEM NAS PRÁTICAS EUROPÉIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ABORDAGEM LÓCZY DE EMMI PIKLER

Terezinha Bazé de Lima; Déborah de Faria Araújo Aparício; Regina Aparecida Marques de Souza

 

O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO

Amanda Czernisz Barbosa; Regina Aparecida Marques de Souza

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPSI

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)                                                     

Coordenadora: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

 

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Fabio Lisauskas

 

TEM CRIANÇAS FAZENDO MÚSICA, VAMOS OUVIR? POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL MAIS EM CONSONÂNCIA COM A INFÂNCIA

Sandra Mara da Cunha

 

“PARA A INFÂNCIA NEGRA, CONSTRUIREMOS UM MUNDO DIFERENTE”: EM QUE A NOÇÃO DE RAÇA PODE CONTRIBUIR PARA COMPREENDERMOS A(S) INFÂNCIA(S) BRASILEIRA(S)?

Míghian Danae Ferreira Nunes

 

 

GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)

Coordenadora: Carmem Virgínia Moraes da Silva

 

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA COM CRIANÇAS A PARTIR DE ESTUDOS PILOTOS

Carmem Virgínia Moraes da Silva; Roberta Bolzan Jauris

 

INFÂNCIA E ESCOLA: MEMÓRIAS DOS SUJEITOS NÃO ESCOLARIZADOS DURANTE A INFÂNCIA

Milene de Macedo Sena; Isabel Cristina de Jesus Brandão

 

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS ESPAÇOS DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Adriana Eugênio de Souza Ponte; Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira; Silvania Brito Araújo

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE – GEPEIAP

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)

Coordenadora: Glacy Queirós de Roure

 

INFÂNCIA NA RETINA

Glacy Queirós de Roure

 

AS VICISSITUDES DA INFÂNCIA EM MUTUM

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha; Sônia Maria Rodrigues

 

O NÃO-LUGAR DA INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO: RESISTÊNCIA E "LIBERTAÇÃO"

Luiza Pereira Monteiro

 

 

[GRUPO] POLÍTICAS, PROGRAMAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO (FUNDAJ)

Coordenadora: Patrícia Maria Uchôa Simões

 

AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Patrícia Maria Uchôa Simões; Amanda Alves Silva; Jacqueline Travassos de Queiroz

 

PLANEJAMENTO E AUTOAVALIAÇÃO A PARTIR DOS INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE

Juceli Bengert Lima

 

 

[GRUPO] INFÂNCIA E SABER DOCENTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenadora: Ligia Maria Leão de Aquino

 

UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIAS (UEIU): TERRITÓRIOS PARA PENSAR AS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cláudia Vianna de Melo; Cássia C. Barreto Santos; Barbara Fernandes Bersot; Flávia Maria de Menezes; Ligia Maria Leão de Aquino; Nathália Amaral Ferreira; Paulina de A. Martins Miceli; Priscila de Oliveira Dornelles

 

FORMAÇÃO CONTINUADA E SABER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Claudia Carmo dos Reis; Anna Paula Marques Farias; Josiane Fonseca de Barros; Ligia Maria Leão de Aquino; Luísa Maria Delgado de Carvalho; Thaís Trindade

 

EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E DIVERSIDADE

Aloana Oliveira; Bárbara de Oliveira Gonçalves; Denise Rangel Miranda de Oliveira; Edmilson dos Santos Ferreira; Maria Cristina Martins; Yvone Costa de Souza; Ligia Maria Leão de Aquino

 

 

[GRUPO] EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT/Sinop)                    

Coordenadora: Jaqueline Pasuch

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DO CAMPO

Adriana Pacheco da Silva Santos; Cleria Paula Franco; Jaqueline Pasuch

 

REDE DE SIGNIFICAÇÕES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Andréia Modanese; Jaqueline Pasuch

 

INFÂNCIAS NA DIVERSIDADE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE

Alceu Zoia; Jaqueline Pasuch

 

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)

Coordenadora: Lenira Haddad

 

SIGNIFICAÇÃO DE FAMÍLIA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO EM CRIANÇAS ACERCA DOS PAPÉIS FAMILIARES EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA

Renata da Costa Maynart; Lenira Haddad

 

O DESENHO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES

Paulo Nin Ferreira

 

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA SE REPENSAR ESSA FORMAÇÃO

Gicelma de Oliveira Cavalcante; Lenira Haddad

 

 

NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA – NUPEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)

Coordenadora: Adelaide Alves Dias

 

A INFÂNCIA RESISTE A PRÉ-ESCOLA?

Lenilda Cordeiro de Macêdo; Adelaide Alves Dias

 

A FORMAÇÃO DOCENTE NA CRECHE: O CUIDAR E O EDUCAR

Thaís Oliveira de Souza; Adelaide Alves Dias

 

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PROCESSUAL

Suely Soares da Nóbrega; Adelaide Alves Dias

 

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS – EIPP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

Coordenadora: Maria Fernanda Rezende Nunes

 

O PROINFÂNCIA, POR UMA POLÍTICA DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Rosane Monteiro Gomes

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA PROINFÂNCIA: ORGANIZAÇÃO, IMPACTOS E DESAFIOS.

Aline Ricci

 

PERCORRENDO OS ESPAÇOS DO PROINFÂNCIA DO RJ: DIÁLOGOS COM A PESQUISA

Fernanda Bezerra de Almeida; Leandro Henrique de Jesus Tavares

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL –  GEPEDISC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)

Coordenadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

 

INFÂNCIA ROUBADA: FEMINISMO, MEMÓRIAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA

Adriana A. Silva

 

ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA

Viviane Drummond

 

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS: A QUEM SERVEM?

Nélia A. Silva

 

 

GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO – GRUDHE

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC RIO)

Coordenadora: Zena Eisenberg

 

MODALIDADES ATENCIONAIS E SEUS USOS: O QUE PODEM NOS DIZER SOBRE O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE – TDAH?

Cátia Papadopoulos; Giovanna Marafon

 

O QUE AS PROFESSORAS-REFERÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO FALAM SOBRE AS SUAS PRÁTICAS?

Janete Teixeira de Lyra; Jéssica Castro

 

REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, PLÁGIO E PESQUISA NA ESCOLA.

Wagner Teixeira Dias; Zena Eisenberg

 

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, MUSEU, CULTURA E INFÂNCIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC RIO)

Coordenadora: Cristina Carvalho

 

ANTES DAS CRIANÇAS HAVIA UM GUIA

Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Raquel Franco Fernandes

Taiane P. Cavalheiro

 

MUSEU, INTERAÇÃO E O PÚBLICO INFANTIL: ALGUNS DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes

 

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL

Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho

 

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA E CULTURA CONTEMPORÂNEA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenadora: Rita Marisa Ribes Pereira

 

INFÂNCIA, CULTURA E EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PESQUISA

Rita Marisa Ribes Pereira; Núbia de Oliveira Santos; Nélia Mara Rezende Macedo

 

ÉTICA E ESTÉTICA NA BUSCA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA

João Marcelo Lanzillotti; Ivana Soares

 

NO LIMIAR: SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS

Caroline Trapp de Queiroz; Cecília de Miranda Schubsky; Eunice Muruet Luna; Fernanda Milanez

 

 

GRUPO DE PESQUISA IMAGEM – SOBRE CORPO E EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Coordenadora: Ingrid Dittrich Wiggers

 

 “EU SOU MUITO ESPERTO”: A INFÂNCIA ENTRE AS MÍDIAS E AS BRINCADEIRAS

Ingrid Dittrich Wiggers; Isabelle Borges Siqueira; Élia Raquel Alves Portella Passos

 

TIC E CORPO

Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins

Ingrid Dittrich Wiggers

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MÍDIA, LEITURA E INFÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Coordenador: Sandro da Silva Cordeiro

 

CINEMA POTIGUAR EM CENA: DIÁLOGOS ENTRE AS CRIANÇAS E A CINEASTA JUSSARA QUEIRÓZ

Sandro da Silva Cordeiro; Gilvânia Maurício Dias Pontes

 

ARTICULANDO CONHECIMENTOS COM O USO DE MÍDIAS NA INFÂNCIA.

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

 

DA PÁGINA DO LIVRO À TELA DO COMPUTADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA

Danielle Medeiros de Souza

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL – IPÊ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)

Coordenadora: Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

 

PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELÉM – PARÁ

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESCOLA, MEMÓRIA E COTIDIANO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

Coordenadora: Carmen Lúcia Vidal Pérez

 

INFÂNCIA E GEOPOLÍTICA

Lorena Lopes Pereira Bonomo

 

CRIANÇAS CUIDADORAS: UMA INFÂNCIA INVISÍVEL?

Márcia Fernanda Carneiro Lima

 

CRIANÇAS: MODOS DE (VI)VER, PRATICAR E NARRAR SEUS ESPAÇOS COTIDIANOS.

Juliana de Oliveira Borges

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

Coordenadora: Mônica Correia Baptista

 

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA: CRIANÇAS, PROFESSORAS E FAMÍLIAS: TRÊS OLHARES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

Isabel de Oliveira e Silva; Iza Rodrigues da Luz; Maria Inês Mafra Goulart

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO

Mônica Correia Baptista; Vanessa Almeida Ferraz Neves; Cristiene Leite Galvão

 

EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, PESQUISAS E PRÁTICAS

Ademilson de Sousa Soares; Rogério Correia da Silva

 

 

GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES – ESCOLA E UNIVERSIDADE – GPEFCOM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

Coordenadora: Maria do Carmo de Sousa

 

MATEMÁTICA E INFÂNCIA: UMA SITUAÇÃO EM ESTUDO

Maria José da Silva Rocha; Maria do Carmo de Sousa; Naila Fernanda Matielo Cavalcante; Cristiane Vinholes Jacomelli

 

 

GRUPO DE PESQUISA VOZES DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA(S), MEMÓRIA(S), FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenadora: Maria Tereza Goudard Tavares

 

A(S) INFÂNCIA(S) E A CIDADE: DISCUTINDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS TERRITÓRIOS GONÇALENSES

Maria Tereza Goudard Tavares; Lilian dos Santos Ferreira

 

PESQUISAS COM INFÂNCIAS E A CONSTRUÇÃO DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO: ESCUTANDO AS VOZES INFANTIS

Mairce Araujo; Daniel de Oliveira; Cintia de Assis R. da Silva

 

 

[GRUPO] APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Coordenadora: Albertina Mitjáns Martínez

 

O MOVIMENTO DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

Maristela Rossato; Albertina Mitjáns Martínez

 

A APRENDIZAGEM CRIATIVA DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA

Luciana Soares Muniz; Albertina Mitjáns Martínez

 

O DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DO APRENDIZ CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO

Pilar de Almeida; Albertina Mitjáns Martínez

 

 

26 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 8H ÀS 12H

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – NEPIE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS / CAMPOS CATALÃO (UFG)

Coordenadora: Altina Abadia da Silva

 

POLÍTICAS E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA MICRORREGIÃO DE CATALÃO – GO

Altina Abadia da Silva; Heloisa Vitoria de Castro Paula; Priscilla de Andrade Silva Ximenes

 

O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Altina Abadia da Silva; Maristela Vicente de Paula; Neila Maria Mendes Borges; Heloisa Vitoria de C. Paula

 

A EXPRESSÃO CORPORAL, A BRINCADEIRA E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA E A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Maristela Vicente de Paula; Adriana Santos do Prado Sadoyama; Neila Maria Mendes Borges

 

 

[GRUPO] CONTEXTOS EDUCATIVOS DA INFÂNCIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)

Coordenadora: Maria Izete de Oliveira

 

CRIANÇA E INFÂNCIA: CONTEXTO HISTÓRICO SOCIAL

Andréa Lemes Lustig; Rinalda Bezerra Carlos; Rosane Penha Mendes; Maria Izete de Oliveira

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES LÚDICAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS

Andréa Lemes Lustig; Rosane Penha Mendes; Rosimeire Matos Barbosa; Maria Izete de Oliveira

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA – GEPCEI

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC GOIÁS)

Coordenador: Romilson Martins Siqueira

 

O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO?

Romilson Martins Siqueira; Márcia Helena S. Curado

 

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA RODA DE CONVERSA: POSSIBILIDADES E LIMITES DA AÇÃO EDUCATIVA E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adriana Aparecida Rodrigues da Silva

 

AS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS DA CRIANÇA: UM ESTUDO A PARTIR DO HABITUS CULTURAL DO PROFESSOR E DO TRABALHO COM A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Luciana Paiva dos Santos

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS DE INFÂNCIA E CULTURA – NEIC

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

Coordenadora: Tânia de Vasconcellos

 

PESQUISA COM BÊBES: INSERÇÃO CRÍTICA E TEATRO PARA BÊBES.

Lucilaine Reis; Luiz Miguel Pereira; Tânia de Vasconcellos

 

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS UUFEIs: POR ENTRE OS DESENHOS ANIMADOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ana Lúcia de P. Mendez; Daniele Grazinoli; Tânia de Vasconcellos

 

JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA: INTERFACES ENTRE INFÂNCIA E PATRIMÔNIO

Jaqueline de Fátima Ribeiro; Marcela Alves Viçozo; Tânia de Vasconcellos

 

 

[GRUPO] IMAGENS, TECNOLOGIAS INFÂNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste

 

DIÁLOGOS COM O ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA: PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SERRA

Maria Angélica Vago-Soares; Gerda Margit Schutz Foerste

 

MEMÓRIAS IMAGÉTICAS: REVISITANDO AS NARRATIVAS INFANTIS E CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda Monteiro Barreto Camargo; Adélia Pacheco

 

OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DA SERRA/ES

Samira da Costa Sten

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL – GEPEHC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA (UFPA)

Coordenadora: Sônia Regina dos Santos Teixeira

 

A PRESENÇA DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA

Julian Karla Diniz Neris; Sônia Regina dos Santos Teixeira

 

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, EXPERIÊNCIAS INQUIETANTES E HUMANIZAÇÃO NA INFÂNCIA

Sônia Regina dos Santos Teixeira

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)

Coordenadora: Maria Teresa Esteban

 

INFÂNCIAS E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Claudia Fernandes; Laisa Bello Hermelino

 

INFÂNCIAS E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: DESAFIOS COTIDIANOS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruna de Souza Fabricante Pina; Virgínia Louzada

 

PROFESSORAS PESQUISADORAS: PRÁTICAS E (DES)APRENDIZAGENS COM O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro; Fabiana Eckhardt

 

 

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA DIFERENÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCar)

Coordenadora: Anete Abramowicz

 

POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIAGNÓSTICO E PESQUISA

Anete Abramowicz; Afonso Henriques; Fabiana Luci de Oliveira

 

CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS PARA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO PROJETO SOBRE INFÂNCIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O CASO DO PROJETO UNESCO

Ana Cristina Juvenal da Cruz; Tatiane Cosentino Rodrigues

 

REFORMAS POLÍTICAS E IMPACTOS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS IFES – REFLEXÕES A PARTIR DA UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA (UAC – UFSCar).

Andrea Braga Moruzzi; Bianca Neves Borges da Silva

 

 

[GRUPO] COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA –  CEFORT

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Coordenadora: Zeina Rebouças Correa Thomé

 

A CONSTRUÇÃO DE SABERES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE MANAUS/AM

Luiz Carlos Cerquinho de Brito; Maria Sonia Souza de Oliveira; Zeina Rebouças Correa Thomé

 

FORMAÇÃO E PRAXIS DO EDUCADOR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Elenir da Conceição Lima Nicácio; Marcio Jesus Vieira Bernardo; Maria de Jesus Campos de Souza Belém

  

 

GRUPO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES – GEFEL

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO (ISERJ)

Coordenadora: Margarida dos Santos

 

PRESSUPOSTOS DE ALFABETIZAÇÃO: PERCURSOS TRILHADOS NA PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO DOS SABERES-FAZERES DOCENTES COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO E CO-FORMAÇÃO DA/ NA DOCÊNCIA

Lenita Ferreira; Joana Elisa Braz; Daniel de Oliveira; Margarida dos Santos

 

 

[GRUPO] SOCIOLOGIA DA IMAGEM, ARTES E INFÂNCIAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Coordenadora: Marcia Aparecida Gobbi

 

OS DESENHOS INFANTILS NO PARQUE IBIRAPUERA

Nailze Neves Figueiredo

 

ESPELHO OU REFLEXO: A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO

Ana Carolina Batista de Almeida Farias

 

 

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIAS – GEIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)

Coordenadora: Susana Rangel Vieira da Cunha

 

A INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA: UM OUTRO MODO DE ESTAR NA “RODA”

Antônio Genivaldo Feitosa; Leni Vieira Dornelles

 

CRIANÇAS EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS: ABRIMOS A PORTA DO GIGANTE!

Amanda Eccel Dornelles; Susana Rangel Vieira da Cunha

 

EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: PESQUISAS E PRÁTICAS COTIDIANAS.

Irene Carrillo Romero Beber; Maria Carmem Silveira Barbosa; Simone Santos de Albuquerque

 

 

NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – NUPESE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Coordenadora: Sandra Valéria Limonta Rosa

 

TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E LITERATURA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

Simei Araujo Silva

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS DE EUCAÇÃO INFANTIL – GEPEEI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Coordenadora: Jodete Bayer Gomes Fullgraf

 

IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DAS POLÍTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS E DE ARARANGUÁ

Carolina Shimomura Spinelli; Thaisa Nerverth

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E ALEMANHA – UM ESTUDO COMPARATIVO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DE EDUCAÇÃO DE WEINGARTEN – ALEMANHA

Jodete Bayer Gomes Fullgraf

 

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS, TRADIÇÕES ANCESTRAIS E CULTURA AMBIENTAL – GiTaKa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

Coordenadora: Léa Tiriba

 

DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BOM ENCONTRO

André Grabois; Igor Siqueira; Léa Tiriba

 

FORMAÇÃO DO EDUCADOR - O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Adrianne Ogeda; Nuelna Vieira

 

FINAFLOR – FÓRUM INFÂNCIAS E ESCOLAS DA NATUREZA UM ESPAÇO DE REFLEXÃO COLETIVA

Léa Tiriba; Priscila Basílio

 

 

GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE EDUCADORES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Coordenadora: Valdete Côco

 

EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E AVANÇOS PARA A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Renata Rocha Grola Lovatti; Valdete Côco

 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PASSOS E DESCOMPASSOS

Maria Nilceia de Andrade Vieira; Valdete Côco

 

FORMAÇÃO E TRABALHO DAS EQUIPES GESTORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Marcela Lemos Leal Reis; Valdete Côco

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIAS, DOCÊNCIAS E COTIDIANO ESCOLAR – GEPIDCE

UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA (UFU)

Coordenadora: Myrtes Dias da Cunha

 

TEIMOSIAS DA IMAGINAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM CRIANÇAS DE UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Grazielle Eloísa Balduino; Myrtes Dias da Cunha

 

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E CRIANÇAS: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ANPEd - 1988 A 2010

Tatiani Rabelo Lapa Santos; Myrtes Dias da Cunha

 

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INFÂNCIA – LEFOPI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Coordenadora: Ilka Schapper

 

PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO: INTERVENÇÃO NO COTIDIANO DAS CRECHES

Ilka Schapper; Cristina Costa; Marília Berberick; Núbia Schaper Santos; Bárbara Santiago Dato; Daniela Lima Severino; Eneida Gomes Tolentino; Lilian Marta Dalamura Gomes; Tânia Maria dos Santos; Vanessa Stigert Almeida; Valéria Lomar Petrato

 

VIVÊNCIAS NA CRECHE: PROBLEMATIZANDO A LINGUAGEM DOS BEBÊS COM EDUCADORAS

Núbia Schaper Santos; Ilka Schapper Santos; Alexandra Felizardo; Alice de Paiva Macário; Letícia de Souza Duque; Michelle Duarte Rios Cardoso; Patrícia Paula de Oliveira Hamblin; Rafaela de Paula Silva

 

PESQUISA-INTERVENÇÃO NA CRECHE: O AMBIENTE DA INFÂNCIA EM QUESTÃO

Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Letícia de Souza Duque; Luciana Andrade Sampaio; Jéssica Aparecida Ferreira

 

 

[GRUPO] CONTEXTOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Coordenadora: Tizuko Morchida Kishimoto

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS E INFÂNCIA: QUALIDADE E USO DE ESCALAS

Angela do Ceu Ubaiara Brito; Karla Aparecida Zucoloto

 

INFÂNCIA, JOGOS E TECNOLOGIAS: ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS LÚDICOS, INFORMÁTICA E JOGOS DIGITAIS

Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Wagner Antonio Junior; Edna de Oliveira Telles

 

OS BEBÊS E A BRINCADEIRA LIVRE NA CRECHE: O ESPAÇO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM

Andréa Costa Garcia; Maria Ephigênia de A. C. Nogueira

 

 

NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLA, CULTURA E TRABALHO DOCENTE – NUPEDOC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Coordenadora: Luciane Maria Schlindwein

 

SABERES E FAZERES DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS: A LINGUAGEM E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

Joselma Salazar de Castro; Luciane Maria Schlindwein

 

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA

Simone Vanzuita; Luciane Maria Schlindwein

 

CADERNOS ESCOLARES E PRÁTICA PEDAGÓGICAS

Caroline Guião Coelho Neubert; Luciane Maria Schlindwein

 

 

[GRUPO] FORMAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO EDUCADOR: SABERES, TROCA, ARTE, SENTIDOS – FRESTAS 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

Coordenadora: Adrianne Ogêda

 

FORMAÇÃO ESTÉTICA: EM BUSCA DO SENSÍVEL

Adrianne Ogêda; Nuelna Vieira; Moema Quintanilha

 

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO E RECRIANDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS

Bianca de Fátima Fonseca Jardim Pantoja

 

PELO RESPEITO AS VONTADES DO CORPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Bianca Fernandes dos Santos; Greice Duarte de Brito Silva; Izabel Cristina Costa de Faria

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPIEI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Coordenadora: Anamaria Santana da Silva

 

A CRECHE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: O TRABALHO

PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS

Anamaria Santana da Silva; Silvia Adriana Rodrigues; Fernanda Ribeiro da Silva; Maria de Fátima Ribeiro; Dayane Laura Estigarribia; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna; Lilyane da Silva Pedreira

 

A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: LIMITES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES

Maria de Fátima Ribeiro; Anamaria Santana da Silva

 

AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO-CRIANÇA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Fernanda Ribeiro da Silva; Sílvia Adriana Rodrigues

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁTICAS – GEPPE

EDUCATIVAS UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Coordenadora: Patrícia Lima Martins Pederiva

 

PRÁTICA EDUCATIVA DE ATIVIDADE MUSICAL REALIZADA COM CRIANÇAS

Andréia P. de Araújo Martinez; Patrícia L. Martins Pederiva

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA EDUCAÇÃO E ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Coordenadora: Jucirema Quinteiro

 

O “DIREITO À INFÂNCIA NA ESCOLA”: O ESTÁGIO DOCENTE COMO CAMPO DE PESQUISA

Maria Eliza C. Pimentel; Jucirema Quinteiro

 

A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A AÇÃO INTENCIONAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ

Teresa Cristina M. de Oliveira; Diana Carvalho de Carvalho 

 

ATIVIDADE PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE CUBA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE

Janaina Damasco Umbelino; Maria Isabel Batista Serrão

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA – NUPEIN

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)

Coordenadora: Eloisa Acires Candal Rocha

 

A EMERGENCIA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA CATARINA: 1908-1949

Rosa Batista

 

AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kátia Adair Agostinho

 

RELAÇÕES SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A DIMENSÃO CORPORAL NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS PEQUENAS

Márcia Buss-Simão

 

 

[GRUPO] PAIDÓS – INFÂNCIA, LAZER & EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Coordenador: Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior

 

A INFÂNCIA SOB A ÓTICA DE GESTORES DE MUSEUS EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS.

Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior; Romilda Aparecida Lopes; Juliana Gomes Campos; Arthur Oliveira da Silva; Paulo Henrique Arruda Silveira

 

 

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INFÂNCIA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E FORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

Coordenadora: Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

 

A INFÂNCIA NO PRIMEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBRIGATÓRIO DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE/PE?

Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

 

O DIZER A CRIANÇA E A INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CARUARU – PE: EM CENA OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS.

Iunaly Felix de Oliveira; Conceição Gislâne Nóbrega de Lima Salles

 

É HORA DE... HÁ ESPAÇO PARA A DIFERENÇA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Anna Líssia da Silva; Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

 

 

26 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA – 14H ÀS 18H

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – GEPCIE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)

Coordenadora: Tacyana Karla Gomes Ramos

 

FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Maria Lourenço de Azevedo; Simone Damm Zogaib

 

OBSERVAÇÃO, ESCUTA E INTERLOCUÇÃO COM O BEBÊ NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?

Tacyana Karla Gomes Ramos

 

A ETNOGRAFIA DO PROFESSOR EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE PENSAR A INFÂNCIA

Ana Maria Lourenço de Azevedo; Maria Cristina Martins; Elis Regina Nunes Mota Araújo

 

 

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenadora: Sônia Camara

 

JÚLIA LOPES DE ALMEIDA:  A LITERATURA COMO INSTRUÇÃO E MORALIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA

Gisele Gonçalves Isaias Gomes

 

A CRIAÇÃO DAS CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO DO DISCURSO HIGIENISTA PROFERIDO PELO MÉDICO ARTHUR MONCORVO FILHO

Cintya Ribeiro Gama

 

A ATUAÇÃO DO JUIZ JOSÉ CANDIDO DE MELLO MATTOS E A PEDAGOGIA ASSISTENCIAL NA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO JUÍZO PRIVATIVO DE MENORES DO RIO DE JANEIRO (1924-1934).

Jorge Antonio da Silva Rangel; Sônia Camara

 

 

GRUPO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA – GREEI-MS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)

Coordenadora: Ordália Alves Almeida

 

A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA EM EXPERIÊNCIAS DE LÓCZY:  ESTUDO INVESTIGATIVO

Ordália Alves Almeida; Ana Paula Melin

 

 

GRUPO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE – GREI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)

Coordenadora: Maria Cristina Soares de Gouvêa

 

A REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA DO OBSCENO INFANTIL

Cibele Noronha de Carvalho

 

O DESENHO INFANTIL PRODUZIDO NO TRÂNSITO DAS MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS

Adriana Torres Máximo Monteiro

 

INFÂNCIA, ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA

Levindo Diniz Carvalho; Samy Lansky

 

 

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Coordenadora: Denise Maria de Carvalho Lopes

 

A ROTINA DE CRIANÇAS DE ZERO A DOIS ANOS E AS ESPECIFICIDADES INFANTIS: CONTEXTOS DE CURRÍCULOS EM MOVIMENTO

Denise Maria de Carvalho Lopes; Elaine Luciana Sobral Dantas; Marianne da Cruz Moura

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS REVELA O CONTEXTO DA ESCOLA?

Denise Maria de Carvalho Lopes; Milena Paula Cabral de Oliveira

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS SABERES? UM ESTUDO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Denise Maria de Carvalho Lopes

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)

Coordenadora: Eliza Maria Barbosa

 

O TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.

Janaina Cassiano Silva

 

INTERAÇÕES, APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CONTEXTOS ESCOLARES PARA A INFÂNCIA.

Eliza Maria Barbosa; Janaina Cassiano Silva

 

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL CARINHOSO.

Janaina Cassiano Silva; Eliza Maria Barbosa; Altina Abadia da Silva

 

 

[GRUPO] DESENVOLVIMENTO SOCIAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Coordenadora: Liana Gonçalves Pontes Sodré

 

A DISTÂNCIA ADULTO/CRIANÇA E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO EDUCACIONAL

Adriana E. de S. Ponte; Cristiane Soares Mendes; Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo

 

A PROFESSORA COMO PARTE DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL: UM DEBATE NECESSÁRIO

Edna Furukawa Pimentel; Karina de Oliveira Santos Cordeiro; Márcia Tereza Fonseca Almeida

 

A ESCOLA COMO ESPAÇO PROPOSITIVO, CRÍTICO E CRIATIVO

Flávia Castagno Queiroz; Liana Gonçalves Pontes Sodré; Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro

 

 

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO E INFÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

Coordenadora: Cleonice Maria Tomazzetti

 

AS DEMANDAS DAS CRIANÇAS NOS CONTEXTOS DAS ESCOLAS DA INFÂNCIA

Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BUSCA POR FORMAS DE QUALIFICAR A PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS

Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos

 

A PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: AS CRIANÇAS, A POLÍTICA EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Diana Vandréia Dal Soto; Silviani Monteiro Sathres; Vanessa Medianeira Flôres; Juliana Correa Moreira; Cleonice Maria Tomazzetti

 

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, CULTURA E SOCIEDADE – GEICS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)

Coordenadora: Magali Reis

 

INFÂNCIA E LUDICIDADE: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Simei Santos Andrade; Magalí dos Reis

 

PESQUISA COM CRIANÇAS: DOIS OLHARES TEÓRICO-METODOLÓGICOS

Lúcia Helena Gomes Saraiva; Rosa Maria Vilas Boas Espiridião

 

GESTUALIDADE COTIDIANA ANANINDEUENSE: REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, HABITANTES-CRIADORES DAS ILHAS NA CIDADE DE ANANINDEUA/PA.

Mayrla Andrade Ferreira

 

 

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM GEOGRAFIA DA INFÂNCIA – GRUPEGI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Coordenador: Jader Janer Moreira Lopes

 

TERRIROTIALIDADES INFANTIS: A GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS DE IDADE

Bruno Muniz Figueiredo COSTA

 

A CIDADE ME DESPERTA UM SENTIMENTO DE CURIOSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL NA INFÂNCIA

Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria

 

“TEM QUE ESTAR NO MAPA PORQUE FAZ PARTE DO MUNDO”: CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS DO AREAL (RJ)

Reinaldo José de Lima

 

 

NUCLEO DE ESTUDOS DA INFANCIA: PESQUISA & EXTENSÃO

UNIVERSIDADEDO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenadora: Vera Maria Ramos de Vasconcellos

 

EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUATRO MUNICÍPIOS: UM OLHAR A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS

Alexsandra Zanetti; Antônia Simone Coelho Gomes; Maria Ghisleny de Paiva Brasil; Márcia Maria e Silva

 

ENTRE AS MONTANHAS E O MAR, POLÍTICAS PARA A INFÂNCIA CARIOCA

Alessandra Maria Savaget Barreiros e Lima de Almeida; Anne Patrícia Pimentel Nascimento da Silva; Márcia de Oliveira Gomes Gil; Maria Ignez Ferreira Campos; Mariana Zadminas

 

AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA

Maciel Cristiano da Silva; Erika Jennifer Honorio Pereira; Aretusa Santos Rosa

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS – NEPIEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)

Coordenadora: Ivone Garcia Barbosa

 

POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BANCO MUNDIAL: A INFÂNCIA NO CENTRO?

Ivone Garcia Barbosa; Christine Garrido Marquez; Marcos Antônio Soares

 

ESPAÇO FÍSICO DA PRÉ-ESCOLA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE GOIÁS: QUALIDADE E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ivone Garcia Barbosa; Marcos Antônio Soares; Nancy Nonato de Lima Alves; Lucilene Santana Gonçalves; Telma Aparecida Teles Martins Silveira; Lilliane Braga Arruda; Camila Cerqueira dos Santos; Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira; Ester Alves Lopes

 

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO – GP-LINFE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)

Coordenadora: Hilda Micarello

 

LEITURAS E LEITORES NA TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Gina Carla Costa; Hilda Micarello; Márcia Mariana Santos de Oliveira

 

O TEXTO COMO EXPERIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA COM TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda da Silva Ribeiro; Josieli A. de Oliveira Leite; Maria Cristina Fontes Amaral; Maria Rosana Rego; Mariana Altomar Barbosa

 

TEMPOS E ESPAÇOS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

Edinéia Castilho Ribeiro; Juliana de Sousa Lima; Maiara Ferreira de Souza

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA E INFÂNCIAS – GEPEICI

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)

Coordenadora: Marlene Oliveira dos Santos

 

O LUGAR DOS BEBÊS E DE SUAS INFÂNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM INSTITUIÇÕES DO PROINFÂNCIA

Marlene Oliveira dos Santos

 

 

NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS DA INFÂNCIA – NEFI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)

Coordenador: Walter Omar Kohan

 

EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO NA MÚSICA-FILOSOFIA COM CRIANÇAS: CORES, SONS E MAÇÃS...

Vanise de Cássia de Araujo Dutra Gomes; Neila Ruiz Alfonzo

 

CONVERSA DAS PALAVRAS: INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, BRINCAR, ESCOLA

Alessandra de Barros Piedras Lopes; Ana Corina Salas Correa

 

CENÁRIOS E CENAS: EXPERIÊNCIA E ESCRITA NA PESQUISA COM CRIANÇAS

Edna Olímpia da Cunha; Maria Reilta Dantas Cirino

 

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS ATÉ OS 10 ANOS – GRUPIS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)

Coordenadora: Flávia Miller Naethe Motta

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSIÇÕES E APOSTAS – PREPARANDO AS TRANSIÇÕES ESCOLARES AO FINAL DO ANO

Flavia Miller Naethe Motta; Ilka Monique da Costa Lima

 

EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA FLUMINENSE: A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Anelise Nascimento; Luciana Paiva

 

AÇÕES HUMANIZADORAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO NA CRECHE: ENTRE CRIANÇAS, FAMÍLIAS E PROFESSORES

Sirlene Oliveira de Souza; Flávia Miller Naethe Motta

 

 

CENTRO DE ESTUDOS E DE DOCUMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO – CEDE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)

Coordenadora: Antônia Almeida Silva

 

A INFRA-ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Elizabete P. Barbosa dos Santos; Fani Quitéria Nascimento Rehem; Leomárcia Caffé de O.Uzêda; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante

 

PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: IDENTIDADE E PERFIL PROFISSIONAL

Antonia Almeida Silva; Syomara Assuite Trindade; Cíntia Falcão Brito

 

 

GRUPO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DA INFÂNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)

Coordenadora: Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

LUGARES DA CIDADE, SEGUNDO CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA CIDADE DE CUIABÁ-MT A PARTIR DAS CATEGORIAS DE TOPOFILIA E TOPOFOBIA

Eliza Moura Pereira da Silva; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

A NARRATIVA BINJE COMO UM PROJETO REPRESENTACIONAL

Érica Nayla Harrich Teibel; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

O RANKING ESCOLAR E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA DE CUIABÁ-MT

Naiara dos Santos Nienow; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

 

[GRUPO] DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ) / INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)

Coordenadora: Karla da Costa Seabra

 

CONHECIMENTO DE EDUCADORES DE BERÇÁRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS ZERO A DOIS

Karla da Costa Seabra; Regina Lucia de Jesus Santos

 

CARACTERÍTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA IMPULSIVIDADE E DO AUTOCONTROLE NA INFÂNCIA

Susana Engelhard Nogueira

 

 

[GRUPO] PESQUISA E PRIMEIRA INFÂNCIA: LINGUAGENS E CULTURAS INFANTIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)

Coordenadora: Patrícia Dias Prado

 

LINGUAGENS TEATRAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE CORPOS INTEIROS

Cibele Witcel de Souza

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E TEATRO PARA BEBÊS: O QUE PROFESSORAS E ARTISTAS TÊM APRENDIDO COM AS CRIANÇAS MUITO PEQUENAS?

Adriele Nunes da Silva

 

EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA E TEATRO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E ARTÍSTICAS.

Milene Braga Goettems; Patrícia Dias Prado

 

 

[GRUPO] INFÂNCIA, LINGUAGEM E ESCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Coordenadora: Patrícia Corsino

 

ONDE ESTÃO OS LIVROS NA ESCOLA? DISCUTINDO OS ESPAÇOS DE LIVRO E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Jordanna Castelo Branco; Rafaela Vilela; Patrícia Corsino

 

O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA NA ESCOLA: “ONDE VIVEM OS MONSTROS”

Carolina Monteiro Soares

 

AS ESCOLHAS LITERÁRIAS DAS CRIANÇAS: QUESTÕES PARA REPENSAR O TRABALHO COM LITERATURA NA ESCOLA

Dione Coelho; Karla Righetto

 

 

GRUPO DE PESQUISA APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB)

Vice-Coordenadora: Maria Carmen Villela Rosa Tacca

 

UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM ESCOLAR

Cristina Massot Madeira-Coelho; Luciana da Silva Oliveira; Karina Panizza; Ana Tereza R. de J. Ferreira; Caroline Nunes Silva

 

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: CRIANDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINAR E O APRENDER DA LEITURA E DA ESCRITA

Elisângela Duarte Almeida Mundim; Josimara Xavier; Cristiane Debem Klussner; Cyndya Carpina Cury; Rejane Lúcia Garcia da Silva

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Norma Lucia Queiroz; Edi S. Pires; Noelia M. dos Anjos; Agnes C. S. Bachmann; Josy Dayanne Sena; Vanessa Martins Rubim; Nilvania Almeida

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP)

Coordenadora: Maria Nazaré da Cruz

 

A INFÂNCIA E O BRINCAR DE ONTEM E DE HOJE: LEMBRANÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

Ida Carneiro Martins

 

PROFESSORAS DE CRECHE NO PROCESSO DE “ASSISTIR-SE”: UMA ANÁLISE DE SUAS ELABORAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DESENVOLVEM

Maria Nazaré da Cruz